Filosofia da Acreditação do sistema da qualidade

A Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é, em todos os países, um processo periódico e voluntário, outorgado principalmente por Instituições Científicas reconhecidas ou aceitas pela Sociedade, por sua seriedade, responsabilidade e capacidade profissional, com a finalidade de comprovar a implementação de um sistema da qualidade, contemplando a capacidade organizacional e técnica.

O DICQ entende que a implantação de um sistema da qualidade nos Laboratórios Clínicos brasileiros deve seguir uma dinâmica de conscientização e ser aplicada de forma gradual.

Portanto, a Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade dos Laboratórios Clínicos deve começar com a cultura e treinamento dos profissionais e ir atendendo gradativamente as exigências dos requisitos da Acreditação.

Desta forma, com intuito de viabilizar a Acreditação aos Laboratórios Clínicos médios e pequenos, o ciclo da Acreditação poderá ser completado num prazo máximo de 3 anos, prazo em que o sistema de gestão de qualidade terá atendido todos os requisitos do DICQ.

O DICQ, com o seu Sistema de Acreditação, está oferecendo uma oportunidade aos Laboratórios Clínicos de obterem Acreditação do seu sistema da qualidade, possibilitando evidenciar a sua qualidade e capacitação técnica perante às Autoridades Sanitárias e à Comunidade.

Acreditamos que, deste modo, todos os Laboratórios Clínicos terão a oportunidade de se prepararem adequadamente para, num curto espaço de tempo, solicitar a auditoria do DICQ, a fim de avaliar o seu sistema da qualidade.

Aproveite e solicite a inscrição e a acreditação do seu laboratório.

Voltar