Acreditação do Sistema de Qualidade do Laboratório Clínico pelo Sistema DICQ-SBAC

Por que o laboratório deve participar?

Com um sistema de Credenciamento ou Acreditação reconhecido pelo mercado e pelas principais instituições científicas nacionais e internacionais, o DICQ Sistema Nacional de Acreditação oferece uma excelente oportunidade aos Laboratórios Clínicos de obter um credenciamento ou acreditação do seu sistema da qualidade, possibilitando evidenciar a sua qualidade e capacitação técnica perante às Autoridades Sanitárias e à Comunidade, além de possibilitar uma melhor competitividade dentro do mercado como um todo.

O Sistema de Credenciamento ou Acreditação oferecido pelo DICQ Sistema Nacional de Acreditação é uma oportunidade para os Laboratórios Clínicos se prepararem adequadamente e de avaliar constantemente o seu sistema da qualidade.

O Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade tem validade de 3 anos, devendo entretanto, o Laboratório Clínico ser reauditado anualmente para verificação da manutenção da sua qualidade.

E quanto custa participar do Sistema DICQ-SBAC?

Com certeza, a melhor relação custo-benefício do mercado.

  • Mais agilidade
  • Mais conhecimento
  • Melhor aplicabilidade
  • Menores custos

Auditorias externas

O Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade, realizado pelo DICQ Sistema Nacional de Acreditação, através de Auditorias Externas realizadas nos Laboratórios Clínicos, servirão para avaliar o funcionamento do seu Sistema da Qualidade e da sua Capacitação Técnica para a realização dos exames em sua organização.

As Auditorias Externas devem verificar as evidências objetivas do Sistema da Qualidade e demais itens constantes no Requesitos de Acreditação do Sistema da Qualidade oferecido pelo DICQ Sistema Nacional de Acreditação.

Material de Divulgação

Consciente de que um sistema de acreditação bem sucedido deve ser um ponto importante de apoio para uma empresa estabelecer a sua competitividade, o DICQ Sistema Nacional de Acreditação disponibiliza aos Laboratórios Participantes para a divulgação de seus resultados aos seus clientes um Certificado de Acreditação do Sistema da Qualidade válido por 03 (três) anos, para efetuar a divulgação de seu resultado aos seus clientes. Consiste numa importante ferramenta mercadológica junto aos clientes dos laboratórios acreditados.

Como funciona o Sistema DICQ-SBAC?

1

O DICQ Sistema Nacional de Acreditação faz a análise do Manual da Qualidade do laboratório verificando se ele está em conformidade com os requisitos do DICQ Sistema Nacional de Acreditação e de acordo com o contrato.

2

Uma vez aprovado o Manual da Qualidade, o DICQ Sistema Nacional de Acreditação entra em contato com o Diretor do Laboratório Clínico ou seu Representante e conforme a disponibilidade dos auditores, informa a data da Auditoria Inicial, para sua confirmação.

3

O DICQ Sistema Nacional de Acreditação envia o(s) auditor(es) da Comissão de Inspeção para a Auditoria Inicial, após o que é elaborado um relatório dessa auditoria, que será analisado pela Comissão de Avaliação do DICQ; Lembrando que a auditoria inicial pode não ser necessariamente a primeira, pois há uma auditoria técnica que é opcional.

4

Após a avaliação do relatório, será concedido ao Laboratório Clínico avaliado, o respectivo Certificado de Credenciamento ou Acreditação do Sistema da Qualidade, válido por 03 (três) anos.

Voltar

Faça a Acreditação com requsitos DICQ-SBAC

Solicite sua acreditação

Baixe Aqui

 

Download do Manual de Acreditação de Laboratórios Clínicos com os Requisitos de Acreditação do DICQ Sistema Nacional de Acreditação completo ou de suas partes em separado.

Baixe Aqui - 6ª edição

 

Baixe Aqui - 7ª edicao